Guia da Fórmula 1 em 2023, saiba tudo!

Saiba tudo da atual temporada da maior competição de automóveis do mundo.

Por Gabriel Carneiro em 04/03/2023 às 11:55:10

Ela voltou! A competição mais importante de automóveis do mundo já deu a sua largada em 2023, e claro, com uma nova temporada, vem novidades em todos os setores que são importantes para as equipes e pilotos. Devida a tantas mudanças, vou fazer um guia para você ficar por dentro das informações de tudo sobre a nova temporada.

A temporada 2023 contará com 23 etapas, tendo as corridas clássicas ainda presente e com a adição de velhas conhecidas como Catar, Losail, e Las Vegas, que deixa de ser um circuito feito no cassino e vai para as ruas.


Na pista, veremos algo bem similar, ao que tudo indica, dos últimos campeonatos. Uma RBR ainda mais fortalecida, com o atual bicampeão Max Verstappen competindo de forma direta com a Ferrari de Charles Leclerc. Ambos os carros são os melhores do grid, mas o carro da equipe austríaca ainda oferece mais do que a italiana. Além das disputas pelo título, há esperanças de equipes com menos investimentos cresceram e lutarem por pontos e até título dos construtores.

Na atual temporada também tivemos mudanças fora das pistas, visando melhorar a experiências dos pilotos e fãs, algumas mudanças técnicas e esportivas foram feitas. No quesito mudanças esportivas, a principal delas é o número de corridas sprints que passa de três, utilizada desde 2021, e passa para seis, os locais serão: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e São Paulo.

Sobre as classificações, o formato padrão será mantido, sempre com três fases e com as duas primeiras eliminando os cinco pilotos mais lentos do grupo. Mas, em dois Grandes Prêmios ainda a serem definidos, os pilotos terão de usar, obrigatoriamente, pneus duros no Q1, compostos médios no Q2, e borracha macia no Q3.

Para saber outras novas alterações, clique nesse link: https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-como-sao-as-novas-regras-regulamentos-de-2023/

Mas a principal mudança para a nova temporada fica por conta das danças de cadeira entre equipes e pilotos, para se ter noção, somente as três equipes principais Red Bull, Ferrari e Mercedes mantiveram as mesmas duplas em relação a temporada passada. Com a aposentadoria da lenda Sebastian Vettel, algumas mudanças foram feitas: Fernando Alonso foi para a vaga do alemão na Aston Martin. A Alpine tentou promover o jovem Piastri para a vaga do Alonso, mas a McLaren contratou o jovem para a vaga do Daniel Ricciardo. E os franceses da Alpine foram atrás do também francês Pierre Gasly que levou a AlphaTauri a contratar o jovem De Vries. A Haas trocou Mick Schumacher por experiente Nico Hulkenberg. Outra novidade para o Grid em 2023 é o americano Logan Sargeant que vai estrear pela Willians na vaga do Nicholas Latifi, o americano era piloto do programa de jovens pilotos da equipe e vai correr no maior campeonato de automobilismo com apenas 22 anos.

Sendo assim, o Grid completo para 2023 ficou:

Red Bull Racing: Max Verstappen e Sergio Pérez

Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz

Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell

Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly

McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri

Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou

Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll

Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg

AlphaTauri: Yuki Tsunoda e Nyck de Vries

Williams: Alex Albon e Logan Sargeant

Possivelmente a temporada de 2023 se repetirá em relação a disputa para ser o campeão, a briga entre Max Verstappen e Charles Leclerc tem tudo para ganhar mais rivalidade e tensão. Como chegam os dois carros e há mais alguém que pode incomodá-los?

Começando pelo campeão, o Max teve o seu carro como ponto positivo na temporada anterior e seguirá assim. O novo RB19 foi muito bem no pré-temporada e segundo analistas se encaixa ainda melhor com as características da dupla austríaca. Ou seja, temos tudo para ver o Holandês ganhar mais uma vez o campeonato, mas calma, tem muita coisa pra acontecer.

Já o vice-campeão da temporada passada vai precisar se empenhar muito esse ano, mas só isso não basta, a Ferrari vai precisar melhorar e muito as suas análises e tomadas de decisão nas pistas e fora dela. A grande responsável pelo "fracasso" em 2022 é a própria equipe que em vários momentos cometeram erros fatais em provas que custaram muitos pontos, o que fez com que a equipe trocasse o comando, saindo o Mattia Binotto que deu lugar para o francês Fred Vasseur Sobre o carro, a Ferrari diz que o SF-23 será um segundo mais rápido que o antecessor, lembrando que o carro anterior pecava principalmente potência e confiabilidade, já que o mesmo fez os pilotos abandonarem alguns GP´s.

E a Mercedes? Os pilotos seguem sendo uma dupla incrível, experiência e juventude com muita qualidade, mas o que pesa contra a Mercedes é o carro. Para 2023 o W14 ainda demonstra estar atrás da anteriormente citadas, mas é verdade que esse ano é possível que a equipe pode ser mais vista no pódio. Não descartaria jamais essa equipe que tem a habilidade de ir desenvolvendo o seu carro, mas não pode errar como errou no ano passado. 17° temporada da lenda Lewis Hamilton, será que vai surpreender?

Falando em surpresas, quais são os candidatos que podem fazer bonito nessa temporada?

Apesar do piloto não ser uma surpresa, o Fernando Alonso pode sim ser uma surpresa positiva pra esse ano. O bi campeão mundial é o mais experiente do Grid com seus 41 anos experiência não falta, e ao que tudo indica o carro vem ajudando até o momento. O AMR23 da Aston Martin foi o grande destaque da pré-temporada e dos primeiros treinos livres de 2023. Mas é bom esperar, o discurso da equipe é de ser a liderança do meio do pelotão, vamos ver se irá se manter assim.

Outro que pode ser uma surpresa é o Pierry Gasly que mudou de equipe, e tem, até aqui, uma boa pré-temporada e um carro que vem se mostrando ao menos confiável. O maior desafio da Alpine e do Gasly e Ocon é ser mais consistente, que foi um pecado dos três na temporada anterior.

Surpresas negativas ficam com a MCLaren, se fomos julga pela pré-temporada, 2023 será um ano bem desafiador para a equipe, o MCL60 não atingiu o desenvolvimento desejado e a briga com a Aston Martin, Alpine e até Alfa Romeo será bem ruim para os britânicos.

E você já sabe, todas as corridas e treinos livres vocês acompanham na Band. E sempre lembrando que faço vídeos no meu canal no Youtube sobre o pré GP, e esse ano também farei pós GP. Fiquem ligados!

Link para o meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChKSfQrdHQ9t4p5uu_yycHg

Zion
Luxhoki